Rosa Neide articula canetada do PT nacional para tirar Lúdio da disputa à prefeitura de Cuiabá
Fonte: Da Redação 03/12/2023 ás 18:53:16 1240 visualizações

A diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ex-deputada federal, Rosa Neide (PT), articula com o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) para ser escolhida como a pré-candidata da sigla para a Prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de 2024. q2g63

A "carteirada" de Rosa deve derrubar a definição do Diretório Municipal de PT de Cuiabá, que irá escolher o nome do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), neste sábado (2).

Rosa é próxima da presidente do partido, a ex-senadora Gleisi Hoffman (PT), além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As amizades pesar a favor da escolha do nome da ex-deputada, apesar da definição que será feita pelo Diretório Municipal do PT de Cuiabá amanhã.

Ao todo, 152 delegados foram eleitos em 26 de novembro e irão se reunir a partir das 13h de sábado, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) em Mato Grosso, para escolher entre os nomes de Rosa e Lúdio. Nenhum deles irá defender o nome da ex-deputada, já que ela própria não indicou delegados. Desse modo, a chapa de delegados eleitos deve defender apenas o nome de Lúdio.

Segundo apurado pela reportagem, a manobra de Rosa pode vir em seguida com a imposição do diretório nacional do PT para escolher o seu nome. A medida seria uma maneira de o PT se integrar a um arco de alianças com partidos do centrão e mais amplo do que propõe a pré-candidatura de Lúdio.

O deputado estadual indicou que não irá aceitar, por exemplo, o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), já que o diretório do PT de Cuiabá se coloca como oposição à istração do emedebista na prefeitura, além de ter apenas partidos nanicos e voltados para a esquerda como aliados nas eleições municipais.

Já a escolha de Rosa Neide garantiria o quadro de aliança da última eleição geral, que contou com apoio de siglas do centrão, como o Partido Pogressista (PP) e o Partido Social Democrático (PSD), siglas aliadas do diretório nacional do PT. A direção do partido vê como fundamental o apoio de Emanuel em Cuiabá.

Em 2022, sob influência direta do atual prefeito, todo o grupo apoiou a candidatura da primeira-dama Márcia Pinheiro (PV) para o governo. Desta vez, o prefeito irá defender o nome do seu vice e aliado pessoal, José Roberto Stopa (PV), para ser o candidato a  prefeito.

Depois de o PT definir internamente a escolha entre Lúdio ou Rosa, o partido precisa escolher o candidato de fato junto da Federação Brasil da Esperança, que inclui também o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
QUEIMADAS
Polícia Civil prende um gerente de fazenda em Poconé por queimadas a683n
PECULATO
Politicos são indiciados por utilizar carros e combustível no interior 406j71
IMPROBIDADE
Prefeito de Poconé utiliza cores de campanha em Site e Jogo de Camisa 6c5j2r
LIMPEZA
Vereadora denuncia um abandono em barracão da Feira Municipal em Poconé 465p6q
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
PREMIAÇÃO
Seciteci premia escolas de Poconé que mais arrecadarem lixo eletrônico 3k2o2m
OPERAÇÃO
Polícia Civil cumpre mandado em Poconé ao combate à pornografia infantil 5v3t6n
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e