O atual presidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, acredita que a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ex-deputada federal Rosa Neide, é a favorita para ser sua sucessora no comando do diretório do partido no estado. Ela disputa contra o professor e presidente da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Domingos Sávio Garcia. l2j3n
Em conversa com a imprensa, Barranco defendeu a necessidade de duas chapas, no sentido de formentar o debate de ideias. Contudo, considera Rosa Neide com uma base mais sólida dentro do partido: "O PT é feito pela divergência, se a gente não tiver divergência, nós não construímos o pensamento, nós não construímos o fortalecimento do PT. Temos diversas correntes", disse.
"A Rosa Neide construiu uma candidatura bastante sólida. Eu acho importante ter as duas candidaturas, até para que nós tenhamos oportunidade dos debates, nós teremos as campanhas, os debates e as teses que serão apresentadas, mas estou bastante confiante que a professora Rosa Neide, vai ter um resultado bastante avassalador", argumentou.
A escolha será feita por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para 06 de julho, quando também serão definidas as direções municipais, estaduais e nacional do PT. O partido tenta se organizar para as eleições de 2026, onde faz composição com o PV e PCdoB, na Federação Brasil da Esperança.
Além das candidaturas individuais, três chapas estão inscritas para a direção estadual da sigla, ou seja, para os cargos de composição: "Com Rosa Neide para Derrotar a Extrema Direita e Construir um Novo Mato Grosso" (nº 480), "Virar à Esquerda" (nº 410) e "Somos Todos PT em Movimento" (nº 450).