Deputados aprovam projeto que altera Cadastro Estadual de Pedófilos em MT
Fonte: Da Redação 20/05/2025 ás 08:46:58 105 visualizações

O projeto de lei 527/2025, que altera os Cadastros Estaduais de Pedófilos e de Condenados por Violência Contra a Mulher, foi aprovado por unanimidade em primeira votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O texto, de autoria do Poder Executivo Estadual, prevê a ampliação do rol de crimes que constam nos cadastros e a divulgação de dados dos criminosos na internet. 5p4z1u

De acordo com o texto do projeto, o objetivo é adequar as leis à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI nº 6.620, que validou a criação dos cadastros, desde que a disponibilização dos dados se restrinja às condenações transitadas em julgado.

Atualmente, o rol de crimes que podem conter nos cadastros são apenas aqueles previstos no Código Penal Brasileiro. Com as alterações propostas pelo Executivo, além do Código Penal, am a conter os crimes contra a dignidade sexual previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na legislação penal extravagante.

O projeto prevê ainda a manutenção do sigilo dos dados da vítima e a criação de um sistema de regulamentação para a criação, atualização e o aos cadastros.

Consta no projeto de lei que o cadastro dos criminosos será disponibilizado no site da Secretaria de Segurança Pública. Nele conterá nome completo, F, data de nascimento, o crime pelo qual foi condenado, data da condenação e órgão julgador.

Qualquer pessoa poderá ar o cadastro, já que os dados serão de o público a partir do momento em que o processo transitar em julgado, ou seja, quando a decisão judicial se tornar definitiva.

Os indivíduos que tiverem o nome inscrito no cadastro de pedófilos ficarão proibidos de ocupar cargos públicos da istração Pública direta ou indireta, autarquias e fundações em Mato Grosso.

O nome só será excluído do cadastro quando o condenado comprovar que cumpriu a pena. A exclusão será feita no prazo máximo de 60 dias.

De acordo com a justificativa do projeto de lei, a alteração dos cadastros é importante para a repressão dos crimes de pedofilia e de violência contra a mulher.

“Ambas as legislações a serem alteradas são de suma importância para o fortalecimento da prevenção e da repressão dos crimes de pedofilia e de violência contra a mulher. E, assim sendo, necessitam de aprimoramento para a efetiva criação dos referidos Cadastros Estaduais, com a finalidade de avançar cada vez mais a proteção da criança e do adolescente, bem como da mulher em todo o Estado de Mato Grosso”, diz trecho do documento.

Após ter sido aprovado em primeira votação, o próximo o será ar pela segunda votação, que deve ocorrer nos próximos dias. Se aprovado, deverá ser sancionado pelo Executivo Estadual em seguida.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e