BEM VINDO / POCONÉ - MT, 06 DE DEZEMBRO DE 2023
Poconet
Rosa Neide articula canetada do PT nacional para tirar Lúdio da disputa à prefeitura de Cuiabá
ELEIÇÕES 2024

A diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ex-deputada federal, Rosa Neide (PT), articula com o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) para ser escolhida como a pré-candidata da sigla para a Prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de 2024. q2g63

A "carteirada" de Rosa deve derrubar a definição do Diretório Municipal de PT de Cuiabá, que irá escolher o nome do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), neste sábado (2).

Rosa é próxima da presidente do partido, a ex-senadora Gleisi Hoffman (PT), além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As amizades pesar a favor da escolha do nome da ex-deputada, apesar da definição que será feita pelo Diretório Municipal do PT de Cuiabá amanhã.

Ao todo, 152 delegados foram eleitos em 26 de novembro e irão se reunir a partir das 13h de sábado, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) em Mato Grosso, para escolher entre os nomes de Rosa e Lúdio. Nenhum deles irá defender o nome da ex-deputada, já que ela própria não indicou delegados. Desse modo, a chapa de delegados eleitos deve defender apenas o nome de Lúdio.

Segundo apurado pela reportagem, a manobra de Rosa pode vir em seguida com a imposição do diretório nacional do PT para escolher o seu nome. A medida seria uma maneira de o PT se integrar a um arco de alianças com partidos do centrão e mais amplo do que propõe a pré-candidatura de Lúdio.

O deputado estadual indicou que não irá aceitar, por exemplo, o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), já que o diretório do PT de Cuiabá se coloca como oposição à istração do emedebista na prefeitura, além de ter apenas partidos nanicos e voltados para a esquerda como aliados nas eleições municipais.

Já a escolha de Rosa Neide garantiria o quadro de aliança da última eleição geral, que contou com apoio de siglas do centrão, como o Partido Pogressista (PP) e o Partido Social Democrático (PSD), siglas aliadas do diretório nacional do PT. A direção do partido vê como fundamental o apoio de Emanuel em Cuiabá.

Em 2022, sob influência direta do atual prefeito, todo o grupo apoiou a candidatura da primeira-dama Márcia Pinheiro (PV) para o governo. Desta vez, o prefeito irá defender o nome do seu vice e aliado pessoal, José Roberto Stopa (PV), para ser o candidato a  prefeito.

Depois de o PT definir internamente a escolha entre Lúdio ou Rosa, o partido precisa escolher o candidato de fato junto da Federação Brasil da Esperança, que inclui também o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Fonte: Da Redação
Notícia Postada em 03/12/2023 as 18:53