Um grupo de pesquisadores da Fundação Ecotrópica iniciou uma pesquisa para medir o volume de água no Pantanal mato-grossense. O lançamento foi realizado na última sexta-feira, dia 22, data em que foi celebrado o Dia Mundial da Água. 2h3b1b
O principal objetivo da pesquisa, conforme afirmou o presidente da Fundação Ecotrópica e líder do estudo, Ilvanio Martins, é disponibilizar dados para que os governos criem políticas públicas voltadas à preservação do Pantanal.
A pesquisa faz parte do Projeto Chalana de Pesquisas, que consiste em uma embarcação utilizada como hospedagem para os pesquisadores enquanto eles identificam e analisam os dados coletados.
Toda a extensão do Pantanal, caracterizada por vastas planícies alagadas, integra a bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Os principais rios são o Cuiabá, São Lourenço, Piquiri, Taquari, Aquidauana, Miranda, Apa, além do Rio Paraguai, considerado o de maior porte na região.
A região de Porto Jofre, próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço (respectivamente a 104 e 121 quilômetros de distância de Cuiabá), será um dos pontos de maior concentração de atividades dos pesquisadores. O local também foi um dos mais atingidos pelas queimadas em 2020.