Pantanal mato-grossense é destaque no noticiário nacional do SBT
Fonte: Da Redação 11/07/2024 ás 18:43:07 591 visualizações

No SBT Brasil, o repórter Leandro Trindade, mostrou que em Poconé (250 km de Cuiabá), uma fazenda se tornou base de operações para monitoramento e combate aos incêndios no Pantanal mato-grossense. 3b11o

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson, comentou que foi realizada uma fase de prevenção e preparação, construindo novos acelhos e queimadas prescritas para largar linhas de defesa.

Atualmente, são mais de 70 bombeiros e brigadistas trabalhando na região, com três frentes de trabalhos e em três pontos diferentes de queimadas.

Os grupos são direcionados por uma equipe que trabalha em um contêiner montado na central de monitoramento via satélite. Quando o foco de calor é localizado os militares são encaminhados na região.

“A gente manda pra lá militares especializados, que am por um curso de formação, capacitados inclusive para sobreviver, se eles não conseguirem sair de lá, eles tem capacidade de sobreviver em campo de forma adversa”, comentou Flávio Gledson, comandante dos Bombeiros.

O tenente-coronel Andriano Alves, piloto nos combates, contou que o transporte na maioria das vezes acontece com helicópteros, devido à dificuldade de o nas regiões.

“A gente consegue acelerar a chegada dos brigadistas e bombeiros no local, a gente é mais rápido que as viaturas e vai em linha reta, então conseguimos infiltrar mais rápido o pessoal”, comentou o Tenente Coronel.

É possível ver conforme as imagens da reportagem, que os impactos das queimadas são enormes. Essa mobilização tem ajudado, onde 35% do território do pantanal estão em MT, tendo atualmente três focos de queimadas no estado, isso de acordo com o Corpo de Bombeiros.

“Na verdade, o estado de Mato Grosso hoje ainda vive uma condição muito tranquila. A gente teve um incêndio aqui na região de Poconé, na região de Cambarazinho. Esse incêndio foi controlado pelo corpo de bombeiros, na região de Cáceres, a gente tem uma frente de incêndio que evolui em área alagada, foi construído linhas de defesa ontem. A gente fez a transposição do Rio Paraguai através de balsa, eles estão agora fazendo a confecção de uma nova linha de defesa junto com equipes, fazendo enfrentamento direto ao combate a incêndio lá nessa região de Cáceres, então a gente pode dizer que a situação ainda é muito tranquila no estado de Mato Grosso”, acrescentou o comandante dos Bombeiros.

A operação que está acontecendo neste momento segue até outubro deste ano, quando termina o período de estiagem em Mato Grosso.

“O Pantanal é bem diferente do Cerrado, então eu acredito que vai demorar um pouco mais essa operação, não por linha de fogo ativa, mas por questões de incêndio subterrâneo que dificultam muito a nossa visualização. Então a gente não pode reduzir o nosso monitoramento”, afirmou Leandro Kunze, Major dos Bombeiros.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
TEMPO
Onda de frio chega com força em Mato Grosso e Poconé deve cair 11°C 1z6c6g
OPERAÇÃO
Polícia Civil cumpre mandado em Poconé ao combate à pornografia 5x5t1s
VAGAS
Sesc Pantanal abre 10 vagas de emprego com salários de mais de 16 mil no estado de MT 575h33
PROJETO DE LEI
Câmara de Poconé cria procuradoria da mulher para garantir direitos 632fm
DENUNCIA
Tribunal de Contas apura supostas irregularidades em contrato da UPA em Poconé 3c4t11
CUSTÓDIA
Juiz mantém prisão de policial que matou sua esposa a tiros em MT 5946f
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
GASTOS
Prefeito gasta R$ 837 mil em cinco meses com festa e deixa serviços essencias de lado 3l1vh
DENUNCIA
Tribunal de Contas apura supostas irregularidades em contrato da UPA em Poconé 3c4t11
OPERAÇÃO
Sete são presos por furto de grãos em fazendas no estado 3d6a3
AVISO
Troca de bomba deve causar interrupção temporária de água 4j6w2g
VAGAS
Sesc Pantanal abre 10 vagas de emprego com salários de mais de 16 mil no estado de MT 575h33
PESQUISA
Lula acumula mais de 64% de desaprovação em todo Mato Grosso e212m