TRE descongela votos e muda quadro de vereadores eleitos em Livramento
Fonte: Da Redação 26/11/2024 ás 22:45:09 1322 visualizações

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deferiu nesta terça-feira (26.11) o registro de candidatura de Osvaldo Jesus Leite, conhecido como “Formigão” (União), descongelando os 487 votos obtidos por ele nas eleições deste ano ao cargo de vereador no município de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Na decisão, a Corte Eleitoral determinou ainda a retotalização dos votos dos candidatos a vereador, que será realizada pela 20ª Zona Eleitoral. 622c6z

Mudança nos Eleitos

Com a decisão do TRE-MT, Osvaldo Jesus fica na condição de segundo vereador mais votado do União Brasil em Nossa Senhora do Livramento, com 487 votos. Ele assume a vaga do vereador Fernandinho do Faval (União), que havia se elegido com 320 votos, ando este para a condição de primeiro suplente. O União Brasil elegeu ainda a Professora Dora, com 600 votos; e Edmilson Brandão, conhecido como “Amigo Vinte e Um”, com 439 votos.

O Processo

Consta dos autos que Osvaldo disputou o pleito sob judice após ter o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral em decorrência de uma condenação de 2008 por infringir o Código Eleitoral, sendo penalizado na época ao pagamento de 10 dias-multa, calculados em cinco salários mínimos por dia.

Contudo, o advogado Hélio Ramos, defensor de Osvaldo, entrou com pedido de Revisão Criminal alegando que a punibilidade foi declarada extinta em 2021, o que invalidaria a inelegibilidade. Alegou ainda que Osvaldo havia recorrido da sentença, o que teria encerrado os prazos recursais para a acusação em 2009. Também sustentou que o indeferimento da candidatura violaria os direitos políticos de Osvaldo.

No último dia 09, o juiz eleitoral Welder Queiroz dos Santos deferiu pedido de liminar da defesa. Com base nesta decisão, a defesa de Osvaldo entrou com Embargos de Declaração requerendo o deferimento do registro de candidatura.

Na sessão desta terça (26), o juiz eleitoral Welder Queiroz apresentou voto pelo deferimento do registro, citando que Osvaldo obteve decisão liminar na Revisão Criminal, a qual suspendeu a inelegibilidade que levou ao indeferimento do seu registro.

O magistrado citou ainda que, tendo sido cautelarmente suspensos os efeitos da decisão condenatória ensejadora de inelegibilidade, o pedido de registro deve ser deferido.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
PECULATO
Politicos são indiciados por utilizar carros e combustível no interior 406j71
QUEIMADAS
Polícia Civil prende um gerente de fazenda em Poconé por queimadas a683n
IMPROBIDADE
Prefeito de Poconé utiliza cores de campanha em Site e Jogo de Camisa 6c5j2r
LIMPEZA
Vereadora denuncia um abandono em barracão da Feira Municipal em Poconé 465p6q
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
PREMIAÇÃO
Seciteci premia escolas de Poconé que mais arrecadarem lixo eletrônico 3k2o2m
OPERAÇÃO
Polícia Civil cumpre mandado em Poconé ao combate à pornografia infantil 5v3t6n
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e