” Nos privaram de pescar e vão tirar nosso sustento! Estão fechando a mineração e matando nosso comércio local! E centenas de famílias arão fome, cede,! A quem buscaremos? 3e4w4o
Projeto de lei conhecido como “transporte zero”, segundo o governo, pretende dobrar o turismo de pesca esportiva com previsão de atrair turistas e gerar empregos, será? Em POCONÉ o turismo é a maior fonte de renda municipal?
Poderia ser se tivesse um plano de governo sério, com infraestrutura adequada e mão de obra qualificada pra receber os turistas! Mas Poconé está longe dessa realidade! Portanto emprego e renda vindo deste setor, requer muito mais que essa utopia governamental!
Precisam parar de tentar enganar nos e deixar nos trabalhar! Nós Poconeanos queremos trabalhar ! Sustentar nossa família honestamente!
Essa proposta, do transporte, armazenamento e comercialização do pescado ficando proibida a partir de 1º de janeiro de 2024 por um período de cinco anos, é inaceitável ! Dizer que é pra preservar espécies em extinção é lorota! Quem serão extintos são os familiares ribeirinhos! Estes sim, até final dos 5 anos, poucos sobreviverão! Incoerência do ser humano! Preserva o animal irracional, mata o racional trabalhador honesto!
Nossa esperança está no Ministério da Pesca e Aquicultura que posicionou contra a proposta. De acordo com a pasta, preterir a pesca artesanal em prol da pesca amadora e esportiva, como quer o governo estadual, é uma infração à Lei da Pesca. E o Ministério vai mais além e diz: A principal razão pela morte do pescado, conforme o governo federal, é a construção de barragens de usinas hidrelétricas ao longo dos rios, e não da atividade pesqueira.
E pra piorar mais a situação, agora centenas de pais de famílias estão ficando sem trabalho, as minerações fechando as portas , deixando mais de 3 mil empregos direto dentro do nosso município! A arrecadação do CFEM. Ajuda o município! E vamos dizer a verdade! Quem custeia praticamente o Hospital do município, são alguns da mineração! Os partos que são feitos no Hospital, é um empresário da mineração quem custeia! Os medicamentos uma boa parte é outro empresário da mineração! Além de várias ajudas na área social do nosso município! Sem ELES a gestão municipal estaria pior do que está!
Temos mineradoras sérias, comprometidas com o meio ambiente, restauração de áreas degradadas e focadas numa sustentabilidade séria . Estas empresas precisam de nosso respeito e reconhecimento! Poconé é um município sério! Respeitem nos! E exigimos que tomem providências emergênciais a respeito de nossos ribeirinhos e pescadores como também da mineração que empregam mais de 3 mil pessoas! Ou querem nos extinguir da nossa própria terra?
Texto: Itamar Lourenço – Vereador e Presidente da Câmara Municipal de POCONÉ.