Sócio majoritário da empresa MVP Participações Ltda, com 85% das quotas, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Orlando de Almeida Perri, tem ligação com duas empresas de propriedade do empresário Joni Eden Baqueta Fávaro, irmão do Ministro da Agricultura, Carlos Henrique Baqueta Fávaro (PSD). 4z1u1s
Trata-se das empresas G3 Mineração e Participações SPE LTDA e 3F Participações S/A.
A G3 Mineração e Participações SPE LTDA é istrada pelas empresas MVP Participacoes Ltda e 3F Participações S/A.
Orlando Perri é sócio de mais 03 empresas de mineração: Mineração Lakshmi SPE LTDA, que tem como sócio a MVP Participacoes Ltda, Mineração Tykhe SPE LTDA, que tem como sócio a MVP Participacoes Ltda, e da empresa Mineração Fortuna SPE LTDA, que também tem como sócio a MVP Participacoes Ltda.
As informações constam em denúncia formulada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que abriu uma reclamação disciplinar para apurar a conduta do desembargador.
Perri defendeu setor de mineração em julgamento sobre lei estadual que foi suspensa pelo TJMT, a decisão afrouxa regras ambientais para mineração.
No julgamento Perri defendeu “Precisamos acabar com essa ‘esquizofrenia’ [de] que a mineração acaba com o meio ambiente”, afirmou Perri, durante sessão em fevereiro de 2022. Na ocasião, o tribunal votava a suspensão, em caráter liminar (provisório), de uma lei estadual que liberava a extração de minérios nas chamadas “reservas legais” — áreas de propriedade privadas com vegetação nativa preservada.