Emanuelzinho enaltece medidas do atual governo Lula em prol da agricultura e do meio ambiente
Fonte: Da Redação 21/11/2023 ás 22:48:08 1237 visualizações

O vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, conhecido como Emanuelzinho (MDB-MT), participou, na tarde desta terça-feira (21.11), da reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento, onde a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esclareceu as medidas em relação ao setor produtivo brasileiro. 1x5up

Emanuelzinho enfatizou a importância da agropecuária na economia brasileira, mencionando a estratégia de exportação de bens primários. Ele recordou a criação da Lei Kandir nos anos 90, isentando o ICMS na exportação para impulsionar a economia. O deputado destacou a continuidade dessas medidas pelo presidente Lula, incluindo o Plano Safra e o Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX).

“A economia brasileira optou pela estratégia de exportação de bens primários, e foi por isso, que na década de 90 o governo criou a Lei Kandir, para isentar o produtor do ICMS na exportação, para que pudesse ter um impulso na economia a partir da agricultura brasileira. O presidente Lula não só deu continuidade a essa medida, como também criou o Plano Safra, o Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) para compensar a perda de arrecadação dos Estados e municípios devido à desoneração das exportações, garantindo assim a regularização das contas públicas, assinou a MP da dívida agrícola, que renegociou mais de R$ 80 bilhões em dívidas dos agricultores em meio a crise de 2008”, relembrou.

O parlamentar ressaltou o apoio significativo do presidente Lula ao agronegócio durante seus dois primeiros mandatos. Ele sublinhou a importância de alinhar a produção agropecuária com a proteção ambiental, enfatizando a crença do presidente Lula no potencial do agronegócio para o desenvolvimento nacional.

Emanuelzinho destacou a crescente preocupação internacional com a sustentabilidade na produção, mencionando a necessidade de alinhamento entre os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. Ele informou sobre a busca da bancada governista por um aumento de 400% no orçamento, especialmente para a implementação e monitoramento da Política Nacional sobre Mudanças Climáticas.

Finalizando, o vice-líder do governo na Câmara explicou que é essencial punir a minoria do agronegócio que descumpre as regras, visando garantir o crescimento do setor em harmonia com a preservação ambiental.

“É uma minoria, mas não temos como evitar a punição. Precisamos repudiar e criar meios para que a gente possa fazer o agro crescer associado ao cuidado ambiental”, concluiu. (Com assessoria parlamentar).

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
QUEIMADAS
Polícia Civil prende um gerente de fazenda em Poconé por queimadas a683n
PECULATO
Politicos são indiciados por utilizar carros e combustível no interior 406j71
IMPROBIDADE
Prefeito de Poconé utiliza cores de campanha em Site e Jogo de Camisa 6c5j2r
LIMPEZA
Vereadora denuncia um abandono em barracão da Feira Municipal em Poconé 465p6q
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
PREMIAÇÃO
Seciteci premia escolas de Poconé que mais arrecadarem lixo eletrônico 3k2o2m
OPERAÇÃO
Polícia Civil cumpre mandado em Poconé ao combate à pornografia infantil 5v3t6n
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e