Cerca de 46% dos trabalhadores estrangeiros em MT trabalham na indústria
Fonte: Da Redação 18/12/2023 ás 23:27:11 1298 visualizações

As empresas em Mato Grosso contrataram mais de 2,2 mil estrangeiros de janeiro a outubro de 2023, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). A imigração garante os direitos trabalhistas previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), desde que estejam cadastrados no Registro Nacional Migratório (RNM). 1qq55

Cerca de 46% dos trabalhadores estrangeiros em Mato Grosso estão na área da indústria. Os dados são do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), divulgados na quinta-feira (14), e apontam que maioria dos trabalhadores imigram da Venezuela para trabalhar em indústrias de alimentos.

A gestora de pessoas, Adriana Godoy, diz que os estrangeiros procuram o trabalho operacional pela facilidade de aprendizagem e alta chance de progresso na área.

"Eles vêm com uma determinação de sucesso no Brasil. O propósito de trabalhar, estudar e progredir e a empresa oferece as ferramentas e eles atingem o foco, que é ter sucesso no Brasil", disse.

Outro fator que colabora para o emprego dos estrangeiros nas indústrias é que Mato Grosso é o estado com a segunda menor taxa de desemprego do país, o que corresponde a 2,4% da população economicamente ativa. Nessa realidade, trabalhadores que poderiam ocupar as vagas em aberto nas empresas se tornam escassos e estrangeiros são uma alternativa de mão de obra indispensável.

Ainda de acordo com os dados da Fiemt, dentro da indústria, as atividades econômicas que concentram o maior número de contratações de estrangeiros são a de fabricação de produtos alimentícios, especialmente a de abate e fabricação de produtos de carne, que concentra mais de 80% do total registrado na indústria, com mais de 800 contratações líquidas acumuladas no período

A gerente de projetos Fernanda Maluf ressalta que grande parte da mão de obra brasileira não vê atrativos no tipo de trabalho operacionais.

"São trabalhos muito técnicos que, às vezes, não atraem muito a mão de obra de quem vem trabalhar aqui no estado. Eles têm outros atrativos, como o agronegócio e a tecnologia", diz.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e