Há cinco investigações de suspeita de Gripe aviária em andamento no Brasil
Fonte: Da Redação 20/05/2025 ás 08:49:44 446 visualizações

Há cinco investigações de suspeitas de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) no País, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, às 8h30 desta terça-feira, 20. As investigações estão em andamento com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo. 2ue5w

De acordo com os dados da plataforma, duas investigações são em plantas comerciais, em um granja de pintinhos de cinco dias em Ipumirim (SC) e em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). Outras três suspeitas são investigadas em aves de subsistência em Estância Velha (RS), em Salitre (CE) e em Eldorado do Carajás (PA).

Outras três investigações de suspeitas em aves de subsistência, de fundo de quintal, tiveram resultados negativos. As investigações que descartaram o risco de gripe aviária em produção de subsistência foram em Nova Brazilândia (MT), Grancho Cardoso (SE) e Triunfo (RS), conforme exame laboratorial.

Essas investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País.

Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

Até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No total, o País já registrou 164 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 160 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial, somando 168 ao todo no País.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
DROGAS
Avião carregado com mais de 200 kg de Maconha é interceptado pela Policia 1k1m24
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e