Micro e pequenas empresas de MT geraram 8 em cada 10 vagas de empregos
Fonte: Da Redação 11/02/2025 ás 17:52:16 1826 visualizações

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que as micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis pela geração de 81,6% dos empregos em Mato Grosso. O saldo acumulado de janeiro a novembro de 2024 foi de 35.164 novos postos de serviços. A participação dos empreendimentos de pequeno porte no mercado de trabalho mato-grossense supera a média nacional, na qual as MPEs geraram 72% das vagas criadas no ano ado. 5d5r59

Segundo a diretora Superintendente do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), Lélia Brun, os números só reforçam a importância dos empreendimentos de pequeno porte como vetores de crescimento das regiões em que estão localizados, bem como para a geração de empregos, renda e qualidade de vida.

“Oito a cada dez vagas em Mato Grosso são geradas por pequenos negócios, acima da média nacional, onde 7 a cada 10 empregos são provenientes de pequenas empresas. A atuação do Sebrae é fundamental neste cenário, pois o nosso foco é promover e fortalecer o empreendedor. Eu acredito que o Sebrae é a principal instituição que conecta todo o ecossistema do empreendedorismo no estado, para tornar os pequenos negócios protagonistas do desenvolvimento sustentável”, destaca a diretora.

Ela reforça que para fomentar o empreendedorismo o Sebrae atua de forma propositiva e sistêmica do negócio.

“Oferecemos diversos serviços como cursos, consultorias, missões técnicas, palestras que vão desde o planejamento estratégico, gestão do negócio, processos, finanças, vendas, até a criação de site, marketing digital, branding, mapeamento entre outros pontos importantes para o empreendedor se desenvolver e se tornar competitivo”, explica.

Em Mato Grosso, o setor de serviços foi o principal impulsionador dos empregos, com 14,5 mil oportunidades criadas nos 11 primeiros meses do ano ado. Em seguida, aparecem construção e comércio, com 7,8 mil e 7 mil vagas, respectivamente. As micro e pequenas empresas dos segmentos de indústria da transformação (3,2 mil) e agropecuária (1,7 mil) também registraram números positivos no período.

No restante do país, mais da metade (54%) das vagas de empregos geradas por pequenos negócios, foram criadas em três categorias: hiper e supermercados, atividades relacionadas à organização de eventos, hotéis e similares.

Desemprego em queda

Com o mercado aquecido, o desemprego no Brasil fechou 2024 em 6,6% - o menor patamar desde o início da série histórica iniciada em 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cenário também se reflete em Mato Grosso. Isso porque o estado teve a segunda menor taxa de desocupação do país, com apenas 2,3% (pleno-emprego).

Para a Superintendente do Sebrae/MT, é fundamental desenvolver condições para tornar o ambiente empresarial mais atrativo e incentivar o surgimento de novos negócios.

“O nosso olhar está em quem já empreende ou em quem deseja empreender, atuamos em diversas áreas e segmentos, que vai desde serviços, comércio, turismo, agronegócio, saúde, jurídico, comunicação, marketing, gastronomia, economia criativa, empreendedorismo feminino, educação empreendedora, entre outros setores que precisam do nosso e para se desenvolver e crescer”, complementa Lélia.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e