Alexandre de Moraes vota para manter Eduardo Botelho na Presidência da Assembleia Legislativa
Fonte: Da Redação 11/09/2023 ás 21:07:32 3632 visualizações

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para manter o deputado Eduardo Botelho na Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. É que o deputado foi eleito para o terceiro mandato consecutivo e a validade da nova presidência foi questionada judicialmente pela Rede Sustentabilidade e pela Procuradoria-Geral da República. 2l4s2y

O julgamento, que ocorre no Plenário Virtual do STF, teve início com o voto de Moraes, na última sexta-feira (08), e segue até a próxima sexta-feira (15). Ainda restam votar dez ministros.

Conforme Moraes, a interpretação em vigor no Supremo é que só seja permitida uma única reeleição sucessiva para os cargos da Mesa Diretora nos Legislativos Estaduais. Contudo, ressaltou o ministro, a decisão só a a ter valor após a publicação do acórdão do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, o que ocorreu antes da posse de Botelho.

Dessa maneira, conforme o acórdão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6524, julgada em 2021, “o limite de uma única reeleição ou recondução, acima veiculado, deve orientar a formação das Mesas das Assembleias Legislativas que foram eleitas após a publicação do acórdão da ADI 6.524, mantendo-se inalterados os atos anteriores”.

Dessa maneira, o voto de Moraes defende que a partir da decisão do Supremo o jogo seja “zerado” e Botelho tenha o direito de permanecer no cargo. Botelho foi eleito presidente da Assembleia em 2020 para o período de 2021-2022.

“Assim, para guardar coerência com o que ficou decidido nas referidas ações e também uniformizar o entendimento deste SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL no âmbito do julgamento das diversas demandas de controle abstrato de constitucionalidade que versam sobre a mesma controvérsia jurídica, JULGO PROCEDENTE o pedido para FIXAR INTERPRETAÇÃO CONFORME À CONSTITUIÇÃO ao art. 24, § 3º, da Constituição do Estado de Mato Grosso, bem como ao art. 12, § 1º, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, no sentido de POSSIBILITAR UMA ÚNICA REELEIÇÃO SUCESSIVA AOS MESMOS CARGOS DA MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO, mantidas as composições eleitas antes da publicação da ata de julgamento da ADI 6524 (07/02/2021)”, concluiu o ministro.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e