Abilio flagra remédios com data de validade no fim em depósito da prefeitura
Fonte: Da Redação 30/03/2025 ás 17:55:57 1659 visualizações

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), denunciou nessa quarta-feira (26), a compra excessiva de medicamentos feita na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Devido à falta de planejamento na aquisição dos remédios, um milhão de comprimidos de Enalapril estão próximos da data de vencimento. 6zi4e

Segundo o prefeito, os comprimidos foram comprados em 2023 em quantidades acima do que é usado todos os meses em todas as unidades de saúde da capital. Em contrapartida, outros medicamentos como a Dipirona, por exemplo, estão em falta. Nos últimos três meses foram destinados 308.880 unidades de Enalapril aos postos de saúde e o possível descarte de medicamentos comprova que a aquisição foi acima da necessidade de atender a demanda da população.

"A corrupção é um grande problema na compra de medicamentos, mas, a má gestão também. A Prefeitura de Cuiabá comprou na gestão anterior mais do que usa todos os meses. Sabe o que me dá raiva? É que tem 1 milhão de comprimidos Enalapril que vai vencer em dois meses mais do que consome nas unidades e falta Dipirona porque comprou errado", declarou Abilio em um vídeo publicado nas redes sociais. 

A validade dos comprimidos de Enalapril, que é usado para o controle da pressão alta, termina em maio. Agora, a atual gestão está correndo para fazer a distribuição para não vencer.

"Em três meses, dispensou 300 mil unidades, uma média de 100 mil unidades por mês. Mas, ainda tem 1 milhão de comprimidos e dois meses para esses comprimidos vencerem. Em 2023 isso aqui foi comprado. E, agora, está se perdendo 1 milhão de comprimidos por conta da má gestão deste local. Não houve um planejamento para atender essa demanda. E agora, por mais que a gente esteja correndo para distribuir, por mais que a gente esteja tentando fazer permuta, a gente ainda não conseguiu distribuir todos esses comprimidos para que não vençam”, explicou.

Abilio determinou que a equipe responsável pelo estoque de medicamentos mande uma lista dos remédios disponíveis para as unidades de saúde e faça um planejamento eficiente na distribuição.

Além disso, um relatório final sobre a fiscalização dos remédios será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para as devidas providências.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
PECULATO
Politicos são indiciados por utilizar carros e combustível no interior 406j71
QUEIMADAS
Polícia Civil prende um gerente de fazenda em Poconé por queimadas a683n
IMPROBIDADE
Prefeito de Poconé utiliza cores de campanha em Site e Jogo de Camisa 6c5j2r
LIMPEZA
Vereadora denuncia um abandono em barracão da Feira Municipal em Poconé 465p6q
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
PREMIAÇÃO
Seciteci premia escolas de Poconé que mais arrecadarem lixo eletrônico 3k2o2m
OPERAÇÃO
Polícia Civil cumpre mandado em Poconé ao combate à pornografia infantil 5v3t6n
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e