A França é irrelevante e vai se arrepender da decisão do boicote
Fonte: Da Redação 22/11/2024 ás 16:48:37 592 visualizações

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou a decisão do CEO da Carrefour na França, Alexandre Bompard, de suspender a compra de carne de países sul-americanos que integram o Mercosul, mas avaliou que o impacto da medida será irrelevante para o Brasil. Por outro lado, a parlamentar alerta que a situação poder ser bem mais danosa para a França, caso o Brasil revolva fechar as portas aos produtos ses. 575v2s

“Pra gente não é nada significativo, mas para eles, se forem impostas as restrições que forma impostas ao Brasil, na lei da reciprocidade, e se o presidente Lula fizesse isso, aí sim eles com certeza se arrependeriam dessa decisão tomada contra o Brasil, contra Mato Grosso”, disse em vídeo publicado no Instagram nesta sexta-feira (22).

A compra hoje da carne brasileira pelo grupo Carrefour representa 0,005% da produção de carne no Brasil e de Mato Grosso, revela a deputada, que acrescenta: “Eu li um artigo muito bom que diz o seguinte: a França, o Carrefour deixar de comprar carne do Brasil é a mesma coisa que o Brasil deixar de comprar rapadura na França. Quer dizer, é insignificante para a nossa economia”.

No vídeo, Janaina também cita uma entrevista recente do presidente da Aprosoja em Mato Grosso, Fernando Cadore, na qual ele expõe que, enquanto o Brasil usa menos de 12% do território para produzir, a França usa 60%.

Este é um dos pontos de maior conflito para a França, cuja produção agrícola é muito distante das proporções que a produção brasileira, além de ser cara e dependente de muitos incentivos governamentais. Neste cenário, os produtores ses temem que com a concorrência, com os produtos brasileiros, eles saiam em desvantagem. E nesse contexto que aparece o veto à carne do Brasil.

“Porque existe, sim, por parte do nosso país as condições de expansão da nossa produção sem degradação do meio ambiente para que a gente continue alimentando o mundo e isso traz preocupação para a União Europeia. E eles continuam nessa campanha da moratória da soja e da carne para difamar aquilo que nós produzimos. O que a gente não pode é cair nessas conversas fiadas e devemos preparar os jovens do futuro para defender especialmente Mato Grosso, o estado que mais preserva no Brasil e o estado que mais produz no Brasil”, pontua Janaina.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
QUEIMADAS
Polícia Civil prende um gerente de fazenda em Poconé por queimadas a683n
PECULATO
Politicos são indiciados por utilizar carros e combustível no interior 406j71
IMPROBIDADE
Prefeito de Poconé utiliza cores de campanha em Site e Jogo de Camisa 6c5j2r
LIMPEZA
Vereadora denuncia um abandono em barracão da Feira Municipal em Poconé 465p6q
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
PREMIAÇÃO
Seciteci premia escolas de Poconé que mais arrecadarem lixo eletrônico 3k2o2m
OPERAÇÃO
Polícia Civil cumpre mandado em Poconé ao combate à pornografia infantil 5v3t6n
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e