Pesquisadores encontram Alphacoronavirus em morcegos do Pantanal
Fonte: Da Redação 24/01/2025 ás 07:46:27 1507 visualizações

Alphacoronavirus – um gênero da família Coronavidae, vírus causador da Covid-19 – foi detectado em morcegos de florestas e regiões urbanas abandonadas nas cidades de , Nobres, Poconé e Santo Antônio de Leverger, a 35 km da capital. e132t

O estudo, elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de São Paulo (USP), foi publicado no dia 11 deste mês; confira abaixo os detalhes:

Vírus em morcegos

A detecção do vírus nos morcegos foi possível após um estudo de campo em 2021, no qual foram coletados morcegos em habitats florestais, áreas antropizadas, baías, áreas periurbanas e urbanas (edifícios abandonados) dos biomas Pantanal e Cerrado, como explica o .

Anteriormente, o alfacoronavírus já havia sido encontrado em áreas florestais da Mata Atlântica em São Paulo e Bahia. Desta vez, o estudo revelou, pela primeira vez, a presença do vírus nesses mamíferos do centro-oeste mato-grossense.

O Coronavírus é capaz de infectar diversos hospedeiros, desde animais a humanos. Os morcegos (ordem Chiroptera) são um dos hospedeiros naturais do vírus, segundo os pesquisadores, e representam 40% do número total de espécies de mamíferos no Pantanal.

Para detectar o vírus, os cientistas realizaram exames de cotonete orais e retais, modo semelhante aos exames em humanos durante a pandemia de covid-19.

Ao todo, foram coletadas amostras de 419 morcegos, analisadas por meio de um PCR – Reação em Cadeia da Polimerase ou à Proteína C Reativa – alinhado com gêneros do vírus.

Foram detectados, então, infecções por Alphacoronavirus e Orthocoranavirae no organismo dos animais. A cidade com maior número de morcegos positivos (84,3%) foi Santo Antônio do Leverger, também o que apresentou mais capturas.

Do total de animais capturados, 202 foram identificados em campo e liberados após as coletas de amostras. Outros 217 foram eutanasiados para identificação e depositados na coleção de mamíferos da UFMT, onde ficam armazenados em álcool 70%, como consta no documento.

Tanto a captura quanto a coleta de materiais biológicos foram autorizadas pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da UFMT e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Meio Ambiente (SisBio/ICMbio).

Quais os riscos?

Segundo os pesquisadores, as detecções de Alphacoronavirus foram em morcegos capturados em prédios abandonados, próximos à residências, apesar da extensão do território florestal no qual as equipes atuaram durante a pesquisa.

Diante disso, o grupo alerta para a possibilidade de que risco de epidemias futuras caso os locais não sejam devidamente monitorados.

“Áreas com alta diversidade biológica como o Pantanal têm sido procuradas para atividades turísticas, razão pela qual algumas áreas têm ambientes naturais preservados; outras áreas, no entanto, aram por grandes transformações antrópicas e oferecem chances de se tornarem focos de futuras epidemias”, diz trecho da pesquisa.

O estudo contou com a participação de pesquisadores dos seguintes locais:

Laboratório de Virologia e Rickettsioses, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Mato Grosso, Fernando Correa da Costa, Cuiabá;

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), InBIO Laboratório Associado, Universidade do Porto, Portugal;

Programa em Genómica, Biodiversidade e Ordenamento do Território (BIOPOLIS), CIBIO, Universidade do Porto, Portugal;

Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal;

Laboratório de Pesquisa em Vírus Emergentes, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo, São Paulo;

Museu Biológico, Instituto Butantan, São Paulo;

Varsomics, Hospital Israelita Albert Eisntein, São Paulo;

Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual de Campinas;

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo, Pirassununga.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e