Partido MDB entra com ação para anular lei do transporte zero em Mato Grosso
Fonte: Da Redação 07/10/2023 ás 20:22:30 1724 visualizações

O MDB nacional entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei da pesca apelidada de "transporte zero" em Mato Grosso. A ação foi proposta na noite de quarta-feira (4) no Supremo Tribunal Federal (STF) e está sob relatoria do ministro André Mendonça. 1u5i6x

A ação foi feita em nome do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, a pedido do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB). A lei nº 12.197/2023 proíbe transporte, armazenamento e comercialização de peixes dos rios de Mato Grosso por cinco anos, com pagamento de auxílio de um salário mínimo aos pescadores nos primeiros três anos, a partir de 204.

Para o MDB, a lei viola "princípios e dispositivos constitucionais" como a dignidade da pessoa humana, democracia participativa e a liberdade do exercício profissional. O partido também afirma que a lei "atenta contra o pleno exercício dos direitos culturais (art. 215 e 216), além de usurpar a competência legislativa da União, a quem compete estabelecer normas gerais sobre a pesca, extrapolando os limites de sua competência suplementar para legislar sobre o tema".

Na ação, o partido pontua que a lei estadual entrou em conflito com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, que obriga a "necessidade de conciliar o equilíbrio entre o princípio da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a obtenção de melhores resultados econômicos e sociais".

"A proibição da pesca pelo período de 5 anos, conforme art. 5º da Lei Estadual objeto da presente ação, que incluiu o art. 19-A à Lei Estadual nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009, contraria de forma direta as determinações expressas contidas na norma federal, posto que, ao proibir a pesca profissional por tal período, além de não considerar as peculiaridade e necessidades dos pescadores artesanais, atenta de forma criminosa quanto a permanência e continuidade de suas atividades", diz trecho da ADI.

A proibição da pesca pelo período de 5 anos, [...] contraria de forma direta as determinações expressas contidas na norma federal,[...] além de não considerar as peculiaridade e necessidades dos pescadores artesanais, atenta de forma criminosa quanto a permanência e continuidade de suas atividades
O Ministério Pesca e Aquicultura se posicionou de forma contrária à lei, "considerando esta como de alto impacto, ante os inúmeros fundamentos contidos da análise técnica realizada, tanto sob o prisma do impacto socioeconômico quanto sob a ótica do aspecto biológico", diz o MDB, citando uma nota técnica do ministério.

A lei teria capacidade de impedir o exercício da pesca profissional para 15 mil família de Mato Grossoo, com impacto direto na economia dessas pessoas, e "pode colocar em risco a continuidade de vida tradicional e comprometer a sobrevivência das comunidades pesqueiras no Estado de Mato Grosso, representando uma ameaça significativa para os pescadores profissionais artesanais", segundo o MDB. O partido ainda afirma que essas populações não foram ouvidas devidamente, o que viola a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é signatário.

"De início, cumpre demonstrar que a Lei Estadual, objeto da presente actio, fere o princípio da dignidade humana, estabelecido no art. 1º, inciso III da Carta maior, no momento em que pune os pescadores profissionais, e inviabiliza de forma arbitrária e criminosa, a continuidade dessa forma de vida e labor, prejudicando ainda mais as comunidades que historicamente já estão em desvantagem social e econômica, evidenciando a prática de racismo ambiental", destaca o MDB na ação.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e