A Mostra Ecofalante de Cinema, reconhecida como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, chega ao Sesc Poconé no "Mês do Pantanal" com palestras, oficinas e exibição de curtas. A programação será realizada de 12 a 14 de novembro com entrada gratuita. 4qi5b
De acordo com a coordenadora de Programa Sociais do Sesc Pantanal, Renata Dichoff, a Mostra é uma oportunidade de debater importantes temas socioambientais, como a cultura indígena. “A presença de indígenas faz parte da história de Poconé. E a Mostra Ecofalante vai trazer essa essência para o centro das atividades, com apresentação de filmes e oficinas ministradas pela indígena Kaya Agari”, destaca.
A abertura do evento será às 18h, na sala de projeção do Sesc Poconé, com a palestra de Liciane Mamede, representante da Mostra Ecofalante, seguida pela exibição dos curtas “Sobreviver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade” e “Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu", das 19h às 20h.
No dia 13, as atividades se dividem entre o Sesc Poconé e o Hotel Sesc Porto Cercado. No Sesc Poconé, das 8h30 às 9h30, haverá exibição dos curtas, seguida pela oficina de grafismo indígena com Kaya Agari, das 9h30 às 10h30 na Biblioteca Manoel de Barros, voltada para crianças a partir de 10 anos.
À tarde, no Hotel Sesc Porto Cercado, os curtas serão exibidos às 14h, seguidos da oficina de grafismo indígena, das 15h às 16h. Às 19h, de volta ao Sesc Poconé, será exibido o filme ‘Memórias da Chuva’, seguido de um debate com representantes locais e do Polo Socioambiental Sesc Pantanal.
No dia 14, a programação no Sesc Poconé inicia com a exibição dos curtas das 8h30 às 9h30, além de uma nova sessão da oficina de grafismo indígena, das 9h30 às 10h30. À tarde, a exibição dos curtas ocorre das 14h às 15h, e, à noite, das 19h às 20h30, será exibido ‘A Bata do Milho’ e a ‘Chuva do Caju’, seguido por um debate com convidados locais e representantes do Polo Socioambiental Sesc Pantanal.
Confira a programação completa no Sesc Poconé:
12 de novembro
18h às 19h: Palestra com Liciane Mamede, representante da Mostra Ecofalante, na sala de projeção do Sesc Poconé.
19h às 20h: Exibição dos curtas “Sobreviver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade” e “Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu”, na sala de projeção do Sesc Poconé.
13 de novembro
8h30 às 9h30: Exibição dos curtas Sobreviver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade e Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu, na sala de projeção do Sesc Poconé.
9h30 às 10h30: Oficina de grafismo indígena com Kaya Agari (MT) – Turma 1, na Biblioteca Manoel de Barros. Público-alvo: crianças a partir de 10 anos.
14h às 15h: Exibição dos curtas Sobreviver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade e Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu, na sala de projeção do Sesc Poconé.
15h às 16h: Oficina de grafismo indígena com Kaya Agari (MT) – Turma 2, na Biblioteca Manoel de Barros, Sesc Poconé.
19h às 20h30: Exibição do filme “Memórias da Chuva” e debate com convidados locais e representantes do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, na sala de projeção do Sesc Poconé.
14 de novembro
8h30 às 9h30: Exibição dos curtas Sobreviver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade e Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu, na sala de projeção do Sesc Poconé.
9h30 às 10h30: Oficina de grafismo indígena com Kaya Agari (MT) – Turma 1, na Biblioteca Manoel de Barros.
14h às 15h: Exibição dos curtas Sobreviver: Trajetórias Indígenas na Urbanidade e Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu, na sala de projeção do Sesc Poconé.
15h às 16h: Oficina de grafismo indígena com Kaya Agari (MT) – Turma 2, na Biblioteca Manoel de Barros.
19h às 20h30: Exibição de "A Bata do Milho e a Chuva do Caju", seguido de debate com convidados locais e representantes do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, na sala de projeção do Sesc Poconé.