Os moradores da cidade de Nossa Senhora do Livramento (MT) estão assustados pela proliferação da doença Chikungunya, em especial, na sede municipal. Apavorados eles recorrem frequentemente a esta coluna para cobrar mais empenho da prefeitura local na aplicação do fumacê pelas ruas da cidade. “Elizeu Silva o que você nos conta sobre os cuidados que as autoridades da saúde aí da nossa cidade de Nª. Sra do Livramento tem feito quanto ao surto da xikungunya?”, questionou a internauta Diana Rita. 4e1l17
Entretanto, o Poder Público responde que está fazendo a parte que lhe cabe como mutirão de limpeza para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação visa reduzir os casos dessas doenças no município.
Segundo a prefeitura, até na semana ada, os bairros Gregório Pires de Miranda e Morro da Boa Vista já receberam o mutirão. Durante as atividades, equipes compostas por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias recolhem materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito, como entulhos, restos de construção, materiais descartáveis, móveis velhos e pneus.
Além da coleta, os agentes realizam orientações porta a porta, conscientizando a população sobre a importância de manter quintais e terrenos limpos para evitar a proliferação do mosquito.
A Prefeitura reforça que a colaboração dos moradores é essencial para o sucesso das ações e pede que todos eliminem recipientes que possam acumular água parada. Novos bairros serão contemplados nos próximos dias, e a população será informada previamente sobre a chegada do mutirão em suas localidades.
mas Poconé não fica por de traz.
Não adianta o poder publico fazer a parte dela se a população não colaborar. Tem q ter compromisso de ambas partes. Só assim consegue combater