Policiais federais e agentes do Ibama encontraram barras de ouro, relógios de luxo e mercúrio durante o cumprimento dos mandados da segunda fase da Operação Hermes (Hg), na manhã desta quarta-feira (8), em cidades de Mato Grosso. 1a4u52
Segundo informações da comunicação da Polícia Federal, foram encontrados 8 quilos de mercúrio, supostamente obtidos de forma ilegal.
Também foram encontrados 550 gramas em barras de ouro na cidade de Alta Floresta.
Um case com 5 relógios de luxo, cuja marca não foi informada, foi apreendida com um alvo em Cuiabá.
A segunda fase da Operação Hermes (Hg) busca identificar e levantar provas dos vendedores e compradores de mercúrio ilegal, além de quantificar o patrimônio construído para ocultar a atividade ilícita.
Na data de hoje, estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Primeira Vara Federal de Campinas, em cidades dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Operação Hermes (Hg) I, deflagrada em dezembro do ano ado, desarticulou uso ilegal de mercúrio e iniciou-se a partir da investigação de uma empresa com sede em Paulínia, interior do estado de São Paulo, que utilizava criminosamente de suas atividades autorizadas produzir créditos falsos de mercúrio em sistema do IBAMA.
Os investigados responderão, na medida de suas condutas pelos crimes ambientais e contra a istração ambiental (Lei n. 9.605/98), falsidade ideológica, uso de documento falso, contrabando, associação criminosa, receptação e perigo para a vida ou saúde de outrem (Código Penal), além de organização criminosa, usurpação de bens da União e ocultação de bens.