O jogador mato-grossense Vanderson de Oliveira Campos, 21 anos, machucou o joelho durante treinamento e não irá se recuperar a tempo de disputar o jogo da Seleção Brasileira contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá. 545351
Ele será cortado pelo técnico Fernando Diniz e o substituto deve ser anunciado ainda nesta sexta-feira (06). O duelo está marcado para a quinta-feira (12), às 20h30 (de MT).
Antes de Vanderson, o Brasil já tinha perdido o lateral-esquerdo Caio Henrique e o atacante Raphinha, também machucados. Foram chamados Guilherme Arana e David Neres para os lugares deles.
Essa seria a primeira partida oficial de Vanderson em Mato Grosso. O jogador, que começou na escolinha do Vila Aurora, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), saiu ainda jovem do estado e fez testes em vários clubes.
Ele quase chegou a desistir no futebol, mas o sonho e partiu para São Paulo, onde atuou no Rio Branco por seis meses no Campeonato Paulista sub-17. Lá, ele chamou a atenção de um olheiro do Grêmio e foi contratado pelo time gaúcho em 2018.
Em 2020, o jovem lateral foi um dos principais destaques na campanha do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr. Depois disso, ele subiu para completar os treinos do elenco profissional.
Em 2021, ele se destacou no time, mesmo com o Grêmio tendo sido rebaixado para a Série B do Brasileirão. Neste período, teve conversas adiantadas com clubes de Inglaterra, Itália e Espanha, mas foi a oferta do Monaco que o encantou.
"Foi simples de escolher. É um projeto ambicioso e que ajuda a desenvolver os jovens talentos. A Liga sa vem crescendo muito e optamos pelo Monaco para dar esse primeiro o na Europa", disse.
Com as boas atuações, o brasileiro entrou no radar de vários clubes da Europa e conseguiu chegar na seleção brasileira.