Uma jaguatirica foi encontrada morta às margens da MT-370, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (27) (assista acima). A rodovia liga o município ao local conhecido como Porto Cercado, no Pantanal mato-grossense. 3v6b12
À princípio, o Corpo de Bombeiros havia informado que se tratava de um filhote de onça-pintada. No entanto, biólogos afirmaram ao g1, que a espécie é uma jaguatirica adulta.
Em um vídeo registrado por um motorista que ava no local, é possível ver o animal morto com parte dos órgãos expostos na estrada. A suspeita é de que o filhote tenha sido atropelado.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental informaram que não foram acionados para a ocorrência.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) alerta para que motoristas fiquem atentos sobre a possibilidade de animais na pista para evitar acidentes.
Ameaçada de extinção
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a jaguatirica está ameaçada de extinção. No Brasil, ela é encontrada na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Pampas.
O animal, de porte médio, é um animal solitário, possui hábitos noturnos e se alimenta de roedores, répteis, aves e peixe.