Cuiabá na Série B: veja consequências do rebaixamento para a cidade
Fonte: Da Redação 30/11/2024 ás 09:29:46 2589 visualizações

O rebaixamento do Cuiabá Esporte Clube para a Série B do Campeonato Brasileiro está trazendo à tona preocupações significativas sobre os impactos econômicos na capital mato-grossense. A cidade, que vinha se beneficiando da presença do clube na elite do futebol brasileiro, agora enfrenta o desafio de lidar com as consequências dessa mudança. 4j2n3g

Luiz Carlos Nigro, ex-secretário de Turismo e atual presidente do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), lamentou a situação e destacou o impacto do rebaixamento para o setor turístico e comercial da cidade. "Realmente é uma tristeza muito grande o Cuiabá entrar para a Série B, voltar para a Série B. Nós estávamos tendo aí um período muito positivo para a cidade, para o estado de Mato Grosso como um todo, e principalmente para Cuiabá, automaticamente estando na Série A, participando com transmissões ao vivo dos jogos, levava o nome da capital para todo o Brasil. Então a primeira coisa que a gente perde é essa publicidade espontânea e gratuita do Cuiabá a nível nacional", avaliou.

Nigro também destacou os reflexos nos negócios locais, como hoteis, bares e restaurantes, que registravam um aumento no fluxo de visitantes durante os jogos, principalmente quando times de grande apelo popular vinham disputar partidas na cidade. "A Arena Pantanal deixou de ser um elefante branco, estava com grandes jogos, grandes times, trazia muita gente do interior do estado, principalmente quando os jogos eram finais de semana. [...] Era um movimento não só para os hoteis, mas também para bares, restaurantes, shopping centers, táxis, transporte por aplicativos e até vendedores ambulantes. Infelizmente, a gente perde muito com o rebaixamento."

Andreza Magalhães, conhecida como "A Cuiabanista", uma fervorosa torcedora do Cuiabá, reforçou a preocupação. "O impacto econômico será sentido primeiramente no próprio clube, onde haverá necessidade de cortes de gastos e redução de funcionários, gerando desemprego", pontuou.

Ela também destacou que "com menos fluxo de pessoas no estádio, a renda dos vendedores dentro e fora da Arena Pantanal será afetada. Além disso, hoteis e restaurantes próximos deverão enfrentar uma baixa na demanda, alterando significativamente o cenário econômico local."

Bia Abrahão, jornalista esportiva de Cuiabá, complementou ao relembrar eventos ados, como a final da Supercopa do Brasil, que trouxe torcedores de diversas partes do país. "Com o rebaixamento, a cidade perderá esse grande público, afetando negócios em torno da Arena Pantanal, como restaurantes e hoteis”, ressaltou.

A jornalista também pontuou que a queda para a Série B reduzirá a frequência de grandes jogos, impactando diretamente o transporte por aplicativo, que costumava ver aumento na demanda em dias de partidas importantes.

O rebaixamento do Cuiabá foi sacramentado na última terça-feira (26) com a vitória do Juventude sobre o Atlético-MG na Arena Independência por 3 a 2. Com isso, o Cuiabá não consegue mais alcançar o 16º colocado da competição, mesmo que vença seus três próximos compromissos, contra Bahia (em casa), Fluminense (no Maracanã) e Vasco da Gama (em casa). 

A equipe desceu de divisão após quatro temporadas na Série A. Em duas delas, ainda se classificou para a Copa Sulamericana.

Com 23 anos de existência, o Cuiabá nunca havia enfrentado um rebaixamento em sua história. Em competições nacionais, subiu para a Série C em 2011. Permaneceu na terceira divisão até 2018, quando subiu para a Série B, com o vice-campeonato da competição. Em 2020, chegou à elite do futebol brasileiro.


Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e