Corte de MT se assemelha ao filé mignon e é sucesso em feiras internacionais
Fonte: Da Redação 05/05/2025 ás 06:59:41 1669 visualizações

Além de ser o maior produtor de carne bovina do Brasil, Mato Grosso se destaca ainda mais nesse mercado com o MT Steak: um corte do dianteiro de animais jovens, que se assemelha a um filé mignon. A peça foi criada por Paulo Cruz, churrasqueiro de Várzea Grande, em 2023, e tem ganhado os holofotes em eventos do setor.  192f1r

Paulo contou ao  que trabalhou como auxiliar em açougues desde os 11 anos. Pelo conhecimento em desossa, o atual chef de cozinha se inscreveu em um concurso pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) em 2023 e faturou o primeiro lugar. 

O MT Steak é um corte retirado da paleta grossa do animal, que fica na sua parte dianteira. Trata-se de uma peça isolada, de grupo muscular distinto, que não trabalha. Logo, o corte é macio, sem gordura, assemelhando-se a um filé mignon. É possível retirar o MT Steak em animais jovens, com boa cobertura de gordura e rígido controle de pH. 

Para Paulo, o corte mato-grossense ainda supera o filé em seu sabor e versatilidade, sendo ótimo desde o churrasco até uma parmegiana. 

“Você consegue fazer diversos pratos com ele, devido a maciez que tem. E ele tem mais sabor ainda que o próprio filé mignon, porque o filé mignon é uma carne um pouco mais insossa, que exige um pouco mais de tempero. O MT Steak, por si só, já carrega um terroir do dianteiro, que é o diferencial do corte”, detalhou. 

Destaque no mercado 

Desde seu lançamento, o MT Steak serviu como vitrine para mostrar a qualidade da carne de Mato Grosso. Até o momento, o corte já foi apresentado em duas edições da maior feira de importações da China - a China International Import Expo - e em eventos do estado, como os festivais Braseiro e Carne e Fogo. Em todas as oportunidades, o MT Steak surpreendeu quem experimentou. 

O diretor de projetos do Imac, Bruno Andrade, detalha que a promoção de um corte regional serve para agregar qualidade na carne produzida localmente. 

“A gente é muito reconhecido pelo volume, não pela qualidade. Então, o objetivo do MT Steak, assim como do IMAC como um todo, é promover a qualidade dos animais que são produzidos aqui”, comentou.

 Um corte como o MT Steak serve para popularizar a carne mato-grossense internacionalmente como um produto , como acontece com a raça de gado de corte japonesa Wagyu. Para Bruno, iniciativas como essa são necessárias para melhorar a percepção de qualidade do comprador. 

“Que a gente produz bastante, a gente já sabe, mas que a gente produz bastante e com qualidade, pouco se sabe. Então, o estado de Mato Grosso sempre foi muito conhecido como um grande produtor, porém de uma carne regular, sem grandes qualidades, digamos assim, além da sanitária, obviamente”, explicou. 

O corte MT Steak está disponível para compra em qualquer açougue, porque é fácil de ser retirado do animal. O preço médio é de até R$ 60 por quilo.

Enviar um comentário
Comentários
Mais notícias
Curta nossa fã page
TV Pantaneira veja mais
Mais lidas
DEDICAÇÃO
Nei transforma sonho em riqueza e gera vários empregos em Poconé l6h4
MARIA DA PENHA
Polícia Civil prende homem que ameaçou matar sua ex-esposa r2n3a
ATOS OFICIAIS
Prefeitura exonera vários servidores comissionados contratados em Poconé 51mp
TRÁFICO
Poconeana é presa com droga escondida em parte íntima durante visitação 2h6a53
CRIMES
Em depoimento, caseiro revela que alugou arma para matar o advogado 5l14d
TEMPO
Frente fria derruba temperaturas em todo estado de Mato Grosso 5w2m3a
Enquete
Qual sua avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo da gestão Dr. Jonas
Últimas notícias
VERBAS
Poconé está inadimplente com Consórcio Vale do Rio Cuiabá e pode perder recursos 3zo3t
VARZEA GRANDE
Sargento é baleado e empresário morre em troca de tiros em VG 3r5h3o
TRABALHO
Mato Grosso é o 3º estado com desenvolvimento em emprego e renda no país w5u1v
DECISÃO
Ex-prefeito deve indenizar Mauro em R$ 20 mil por chamá-lo de um corrupto 1mt3e
HOMICIDIO
Bandido invade casa e mata mulher a tiros em cidade de Mato Grosso 85i1k
QUEIMADAS
Polícia Civil prende gerente de fazenda em Poconé por provocar incêndio 5z143e