A chuva registrada na madrugada desta segunda-feira (20) na região do Pantanal, em Poconé (104 km de Cuiabá), contribuiu para a redução do fogo que atinge o bioma nas proximidades do Parque Encontro das Águas e na Rodovia Transpantaneira. A região é monitorada por satélites de alta tecnologia, que acompanham a evolução do incêndio e orientam equipes em campo. Desde o mês de outubro, o Pantanal enfrenta grandes incêndios que têm devastado a fauna e flora locais. 3u1a63
Ainda não é possível calcular a área em que o fogo foi apagado com a chuva. Equipes do Corpo de Bombeiros devem sobrevoar a região ainda nesta segunda-feira para calcular a área. Segundo o órgão, 100 militares estão mobilizados em oito frentes de combate, com apoio de aviões, helicóptero e 11 barcos, além de viaturas e caminhões-pipa.
O presidente da Fundação Ecotrópica, Ilvânio Martins, em entrevista à TV Centro América nesta segunda-feira, explicou que a entidade tem dado e aos bombeiros e brigadistas que trabalham na linha de frente, levando alimentos, água, equipamentos. “Auxílio também aos animais que estão ali sofrendo com a tragédia”, destacou.
Pancadas de chuva são previstas para cair ao longo da semana e podem contribuir ainda mais ainda o combate aos incêndios na região que, segundo informou a Prefeitura de Poconé, a área queimada já ultraa a marca de 200 mil hectares.