A primeira-dama, Janja da Silva, desembarcou neste sábado (3) na Rússia, seis dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos demais integrantes da comitiva presidencial. Lula, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), ministros e parlamentares viajam a Moscou na próxima quinta-feira (8). 5k5d2x
Eles participam das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, em 9 de maio. A data é o marco da vitória das tropas da União Soviética e demais países aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Janja viajou a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no modelo KC-30. A aeronave é o maior veículo da FAB, com capacidade para 238 ageiros.
Agenda da primeira-dama
Segundo a agenda oficial, Janja chegou a Moscou às 5h (no horário local), e fez uma visita ao Kremlin, complexo histórico que abriga a sede do governo e a residência oficial do presidente Vlir Putin. De acordo com o Planalto, a visita foi a convite do governo russo.
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que, ao longo da viagem, Janja focará em agendas de cooperação nas áreas de educação e cultura.
"Além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que a primeira-dama tem promovido desde quando a Aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20".