Criminosos atacaram a Base Integrada do Estado da Polícia Militar no Distrito de Guariba, em Colniza, na madrugada desta segunda-feira (30). Os bandidos atearam fogo a unidade, que está em construção em área anexa ao quartel da PM, além de ter cortado a luz de todo o distrito. 446a24
Segundo informações preliminares, o fogo foi ateado em razão de fiscalizações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Cerca de quatro pessoas foram presas por conta do crime. A base incendiada seria construída próxima da base da PM para dar apoio a ações do Ibama e da Polícia Ambiental de Mato Grosso.
O principal foco do protesto criminoso nos envolvidos no delito seria a Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, que foi invadida por madeireiros e garimpeiros nos últimos anos. Esses grupos estaria indignados com a presença da fiscalização na região e na terra indígena próxima a reserva.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o efetivo da PM de Colniza e região do Distrito de Guariba será reforçado.
"Equipes das Polícias Militar e Civil e da Politec estão em deslocamento para a região para reforçar os trabalhos de buscas, investigação e identificação dos responsáveis pelo ato criminoso à Base Integrada do Estado", diz Sesp em nota.
A Sesp informa que o fogo atingiu máquinas e equipamentos das obras de construção da base. A comunicação e energia elétrica também foram cortadas no município. Segundo a Energisa, o serviço de energia foi restabelecido.
"O incêndio foi contido e nenhum policial ou morador ficou ferido no ato criminoso. O Governo de Mato Grosso reforça que envidará todos os esforços para prender os responsáveis pelos atos", finaliza Sesp em nota.